PSICOLOGIA CANINA

ADESTRAMENTO DE CÃES - GUIA PASSO A PASSO

O guia ADESTRAMENTO DE CÃES PASSO A PASSO, é composto por módulos com explicações  simples e bem ilustradas.
Aprenda a se comunicar com seu cãozinho e viva melhor ao lado do seu querido amigo.


O TREINAMENTO DE CÃES


O treinamento de cães ajuda no tratamento de traumas dando um suporte na socialização, educação e comportamento do cachorro de todas as raças e idades.
Cães que sabem respeitar os limites impostos pelos donos são mais felizes porque possuem menos restrições e se tornam mais próximos da família. Como se comportam bem, são premiados com muito carinho e amor de todos.
O adestramento não serve só para o dono ficar tranquilo quanto às traquinagens de seu cão. Serve também para seu cão desenvolver habilidades físicas e mentais.
Sua capacidade mental será exercitada, pois ele precisará reproduzir o que foi aprendido para obter aprovação de seu dono, e suas habilidades físicas, pois ao executar comandos, estará fazendo exercícios físicos.
Lembrem-se que o sedentarismo do animal pode causar diversos tipos de desvios de comportamento. Se ele não libera energia com exercício físico, poderá roer móveis, destruir plantas, entre outras coisas.

O TREINAMENTO DE CÃES E A PSICOLOGIA CANINA

A maioria das pessoas costuma relacionar a Psicologia com o estudo da mente. Os cães possuem certo tipo de pensamento, porém não é possível que digam em palavras o que estão sentindo ou o motivo que os leva a ter tal atitude, então, devemos compreender o comportamento do animal frente a determinado estímulo, ambientes e humanos. Na Psicologia canina é com essa compreensão que se trabalha.
Muitos proprietários consideram que os cães possuem um processo de raciocínio como o dos humanos, já que convivem em nossa sociedade. E este tipo de comportamento acaba gerando muitos comportamentos nos cães que são considerados indesejados por seus donos.
Lembre-se que o animal reage de forma específica a cada estímulo que lhe é transmitido, portanto ele é o reflexo de seus donos e do ambiente em que convive. 
Os cães não possuem consciência do que é ético e moral, e não entendem a língua dos humanos.
Alguns dos comportamentos dos cães são herdados geneticamente, porém, a maioria dos comportamentos é aprendida.
Há várias formas dos cães se comunicarem, como os diferentes tipos de latidos, a linguagem corporal e olfativa. O que se pode notar é que os proprietários possuem grande dificuldade de comunicação com seus cães, por isso, o comportamentalista animal é a pessoa indicada para avaliar o animal e ensinar aos donos a melhor forma de se obter uma comunicação assertiva com seu cão.

COMO SURGIU A PSICOLOGIA CANINA

Há evidências arqueológicas que sugerem que os cães começaram a ser domesticados por volta de 10.000 A.C. Mas foi a partir dos experimentos de Pavlov que o estudo do comportamento animal se intensificou. Pavlov recebeu o premio Nobel de Fisiologia por sua descoberta dos processos digestivos dos animais, porém, tornou-se notório na história com seus estudos sobre o papel do condicionamento na psicologia do comportamento.
Suas primeiras experiências com a prática de treinar cachorros, eram simples. Mostrava comida ao cão e em seguida alimentava-o. Posteriormente, tocava uma sineta e alimentava o cachorro. Com o tempo, o cão passou a salivar assim que ouvia o soar da sineta. A salivação era a resposta natural do sistema digestivo do animal, que Pavlov designou como reflexo não condicionado.
Por meio deste experimento Pavlov provou que os cães desenvolvem comportamentos como resposta a estímulos ambientes, sem que haja um estudo no plano mental do animal.
Podemos dizer que a Psicologia Canina começou a ser desenvolvida desde o primeiro experimento com adestramento de cães e hoje é cada vez mais estudada e utilizada para ajudar na melhora da qualidade de vida dos nossos amiginhos.

O ADESTRAMENTO MUDA O COMPORTAMENTO

Muitos cães podem desenvolver comportamentos que consideramos serem inadequados, tais como:

- Latido excessivo
- Agressividade contra outros cães, pessoas e até o próprio dono
- Destruir objetos
- Ingestão de fezes
- Medo
- Choro para chamar atenção

Quando o cão começa a ter tais atitudes ruins, os donos começam a rotulá-lo. Dizem que o cachorro não presta, pois é medroso, ou que é de raça ruim porque quer atacar outros animais e pessoas, ou que é desobediente pois destrói tudo, ou que é louco porque late muito e come fezes.
O que a maioria das pessoas não sabe, é que estes hábitos se instalam nos animais porque o humano transmite e reforça tal comportamento através de uma comunicação errônea.
Os cães não entendem a nossa fala, e estão a todo momento fazendo leitura corporal. Se não há uma congruência entre o que desejamos que façam e o que mostramos a eles o que devem fazer, ocorrem os desvios de comportamento.
É como muitas vezes os pais dizem a seus filhos: “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”, e quando vão ver o filho fez exatamente o contrário.
Com o devido adestramento, é possível identificar a causa do problema do seu bichinho e a partir daí criar uma comunicação adequada para que a convivência entre ambos seja harmoniosa e prazerosa.

Fonte: www.psicologiacaninasp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário