ADESTRAMENTO EM CÃES MEDROSOS.


ADESTRAMENTO DE CÃES - GUIA PASSO A PASSO

 


O guia ADESTRAMENTO DE CÃES PASSO A PASSO, é composto por módulos com explicações  simples e bem ilustradas.
Aprenda a se comunicar com seu cãozinho e viva melhor ao lado do seu querido amigo.


CÃES MEDROSOS

Algumas situações podem deixar seu cão com medo e isso pode gerar problemas comportamentais.
Como o cão associa seu comportamento conforme o reforço recebido, devemos tomar alguns cuidados ao tratar essa questão. Entender isso é muito simples, assim como no adestramento de reforço positivo, imagine que um cão está com medo do barulho de fogos e nessa hora na tentativa de acalmar o cachorro, você dá petiscos e carinhos dizendo que o barulho já vai parar. Com essa atitude o cão não entendera o que dizemos em palavras, iremos apenas reforçar esse medo no cão associando a situação com o ganho de reconhecimento. Em outro exemplo muito comum, é em uma casa onde existe um cão que late demasiadamente para as visitas com medo de pessoas estranhas, e ao tentar para-lo seu dono lhe oferece petiscos e agrados. Com isso, tal comportamento se repetirá toda vez que essa casa tiver visita novamente.
Os cães aprendem imitando comportamentos, geralmente isso acontece com animais da mesma espécie, mas isso acaba acontecendo entre cães e humanos por conta dessa relação de proximidade. Esse tipo de aprendizado por imitação se chama comportamento alelo mimético.
Com a ajuda dos estudos da Psicologia canina, entendemos melhor a linguagem corporal que os cães utilizam. Dessa forma podemos identificar quando ele está com medo.

ALGUNS SINAIS DE QUE SEU CÃO ESTÁ COM MEDO.

- Latido em excesso.
- Rosnado.
- Orelhas baixas.
- Deitar-se lateralmente em posição retraída.
- Agressividade.
- Pelos arrepiados atrás do pescoço.
- Caudas enfiadas entre as patas.
- Enfiar-se de baixo de móveis.
- Entre outros...

CÃES QUE SOFRERAM MAUS TRATOS...

Geralmente cães que foram resgatados em estado de maus tratos, apresentam fobias que se transformaram em traumas. Nesse caso a reversão é muito mais difícil e pode até ser necessário o uso de medicamentos com um acompanhamento mais severo.
 Cães bem tratados geralmente não apresentam quadros muito difíceis de serem contornados. Caso  você já tenha identificado a situação e seu cão está com medo, procure distrai-lo tire seu foco do que está lhe causando esse desconforto e aplique comandos de obediência com isso ele pode passar a associar tal esforço com a recompensa e esquecer do que lhe causava medo.
Não podemos agradar um cão na situação de medo, mas pior que isso é puni-lo. Jamais aplique castigos, você estará aumentando a fobia em relação ao que quer que seja, e perdendo a confiança do seu amiguinho.
Se o seu cão apresenta medos excessivos,  não hesite em buscar ajuda de um profissional de adestramento e também em um veterinário.

COMO LIDAR COM UM CÃO MEDROSO.

Concluímos que, uma das melhores maneiras de se portar ao lado do seu cão é mostrando calma e confiança, dessa forma ele replicará tal comportamento e se tornara assim também. Se algo que pareça ser assustador não incomoda o líder da matilha, o cão entendera que aquele algo não é tão assustador quanto pareça.

Um comentário:

  1. Artigo muito legal, eficiente demais simplesmente adorei ^=^
    Aprenda a adestrar o seu cão Passo a Passo igual a mim!
    Seu cachorro está aprontando muito?
    Então acesse este link e aproveite a oferta : http://bit.ly/adestraroseucãopassoapasso-profissional

    ResponderExcluir