ADESTRAMENTO DE CÃES REATIVOS


CÃES AGRESSIVOS

Muitas vezes o comportamento agressivo de um cão é gerado por medo ou ansiedade. Essa reatividade é um sinal que o cão utiliza para demonstrar que se sente ameaçado e não deseja a aproximação, seja de pessoas ou mesmo de outros animais.  Quando a ameaça não percebe ou ignora esses avisos, o cão se utilizara de outros recursos como pular em cima ou até morder. Isso pode se tornar um problema recorrente a partir do momento que o cão assimilar que essa reação foi eficaz .

O ADESTRAMENTO RESOLVE?

É verdade que alguns comportamentos são herdados geneticamente, existe também causas fisiológicas/ médicas, como alguma doença que causam dor no animal, porém, a grande maioria dos comportamentos é adquirida no dia a dia. Esses comportamentos adquiridos estão sempre ligados a um estado emocional negativos para o cachorro. Muitas vezes um cão com tal comportamento é rotulado de cara como uma “raça agressiva”, porém, para identificar o problema é preciso descobrir se existe uma causa emocional ou fisiológica antes de tomar qualquer providencia. Para fazer essa identificação, busque a ajuda de um adestrador de cães.
Descartadas as causas fisiológicas/médicas, o Adestramento de Cães com técnicas positivas, seria a melhor forma de começar a trabalhar os comportamentos agressivos. Muitas vezes por falta de conhecimento, proprietários de cães agressivos começam a aplicar punições, que em vez de ajudar aumentam ainda mais o problema.

COMO EDUCAR CÃES REATIVOS

Um dos maiores erros é castigar um cão reativo. Essa prática só deixara o cão mais assustado sem entender o porquê de estar sendo punido por sentir-se ameaçado ou com alguma dor. Lembre-se que cães com comportamento agressivo, são cães ansiosos e apesar da atitude contrária, são medrosos e só querem se proteger. A punição inibe ainda mais os sentimentos dos animais e faz com que eles se fechem, dificultando a sua comunicação.
A Psicologia Canina nos mostra o quanto é importante aumentar a qualidade de comunicação entre nós e nossos cães. Essa comunicação é que traz um maior entendimento e reforça um vinculo de cumplicidade e confiança, somente com esses vínculos que podemos tratar esse problema de maneira correta.
Outro fator importante é a socialização do seu bichinho. Por natureza o cão é um animal que vive em grupo, onde existem certas regras de convívio, deixar seu bichinho junto com outros cães reforçara esse instinto dentro dele. Existem algumas maneiras de socializar seu cão caso você não tenha uma matilha dentro de casa. O adestramento de cães em grupo é muito válido assim como creches caninas onde os cães ficam soltos divididos apenas por porte sem baias e com supervisão constante de um profissional.

ADESTRAMENTO POSITIVO SEMPRE!

Se você tem um cão reativo e vai procurar ajuda de um adestrador, certifique-se de que ele possua bons conhecimentos da Psicologia Canina e utilize apenas técnicas de Adestramento positivo. Lembre-se também que seu animal fica muito mais tempo com você do que com um adestrador. Por isso é muito importante buscar informações  de práticas que você pode utilizar no seu dia a dia para poder dar mais qualidade de vida para seu amiguinho.

APRENDA A EDUCAR SEU CÃO


Guia passo a passo em PDF para você ensinar seu cãozinho de maneira simples e eficiente.

Um comentário:

  1. Adorei o artigo, meu treinamento parece estar surtindo efeitos aqui com meu cachorro :)
    Aprenda a adestrar o seu cão Passo a Passo
    Seu cachorro está aprontando muito?
    Então acesse este link e aproveite a oferta assim como eu: http://bit.ly/adestraroseucãopassoapasso-profissional

    ResponderExcluir